O que é Wi-Fi 6?

Destaques:

  • O Wi-Fi 6 é a nova geração do protocolo de rede Wi-Fi e é uma atualização substancial em relação ao seu antecessor.

  • O Wi-Fi 6 pode ser mais rápido devido a tecnologias como atribuição de prioridades de tráfego, OFDMA e beamforming.

  • Esse novo protocolo também é mais seguro e utiliza novas tecnologias de criptografia, como a SAE.

  • Os dispositivos habilitados para Wi-Fi 6E podem aproveitar a nova banda de frequência de 6 GHz para melhorar ainda mais a conectividade.

  • À medida que o Wi-Fi 6 se torna o novo normal, fazer atualizações para hardware compatíveis se tornará cada vez mais vantajoso.

author-image

Por

Na última década, nossas vidas ficaram cada vez mais on-line, e a internet sem fio ajudou a tornar essa transição possível. A versão mais recente desta tecnologia é o Wi-Fi 6, também conhecida como 802.11ax.

O que é Wi-Fi?

O termo “Wi-Fi” foi criado pela Wi-Fi Alliance (uma empresa sem fins lucrativos) e refere-se a um grupo de protocolos de rede sem fio baseados no padrão de rede IEEE 802.11. O Wi-Fi existe desde o final dos anos 90, mas melhorou drasticamente na última década.

Para tornar as diferenças entre cada geração mais óbvias, a Wi-Fi Alliance adotou recentemente uma convenção de nomenclatura mais tradicional, substituindo a designação 802.XX por um sufixo numérico simplificado. Essa convenção mais simples (Wi-Fi 6 versus 802.11ax) torna mais fácil saber qual geração da tecnologia está sendo usada e determinar a compatibilidade com dispositivos que suportam essa versão.

Como o Wi-Fi 6 é Diferente?

O Wi-Fi 6 é uma atualização significativa em relação às gerações anteriores, embora as diferenças possam não parecer imediatamente óbvias para o usuário comum. Essas mudanças podem não modificar drasticamente a maneira como usamos roteadores sem fio ou redes sem fio, mas consistem em muitas melhorias incrementais que contribuem para uma atualização significativa.

A primeira grande mudança é que o Wi-Fi 6 permite velocidades de conexão potencialmente mais rápidas.

Velocidades mais Rápidas

Wi-Fi mais rápido significa melhores velocidades de upload e download (ou taxa de transferência) devido ao aumento da largura de banda oferecida pelo Wi-Fi 6. Isso está se tornando cada vez mais importante, à medida que o tamanho dos arquivos continua aumentando, assim como maiores demandas de dados para transmissão de vídeos com alta qualidade e jogos on-line com muita comunicação. Jogar com múltiplos jogadores enquanto se transmite a partida pela Twitch* requer grandes quantidades de largura de banda, além de uma conexão confiável e estável.

Então, qual a velocidade do Wi-Fi 6?

  • 9,6 Gbps é a taxa de transferência máxima do Wi-Fi 6 em vários canais. Em contrapartida, o Wi-Fi 5 oferece um máximo de 3,5 Gbps. No entanto, estes são valores máximos teóricos. Em situações reais, as redes locais podem não atingir essa velocidade máxima. Dito isso, como esse máximo é compartilhado em vários dispositivos, os dispositivos com Wi-Fi 6 podem desfrutar de velocidades significativamente mais rápidas, mesmo que não atinjam o potencial máximo.
  • As velocidades podem ser mais rápidas quando comparadas ao Wi-Fi 5. Isso pressupõe que você esteja usando um roteador Wi-Fi com um único dispositivo. O Wi-Fi 6 pode atingir velocidades de transferência de dados mais altas por meio de uma variedade de técnicas, começando com codificação de dados mais eficiente e uso inteligente do espectro sem fio possibilitado por processadores mais poderosos.
  • O Wi-Fi 6 pode resultar em até 75% menos latência. Ele consegue isso trabalhando com grandes quantidades de tráfego de rede com mais eficiência. Para os gamers, isso significa downloads de jogos mais rápidos, melhores velocidades de upload para streaming de gameplay e multitarefa de mídia mais confiável.
  • O Wi-Fi 6 traz sinais com e sem fio mais próximos da paridade. Isso potencialmente libera mais usuários das restrições de estarem conectados ao modem. Muitos gamers ou criadores de conteúdo ainda se conectam diretamente a roteadores ou switches de rede por meio de cabos Ethernet em vez de aproveitar a flexibilidade que a rede sem fio oferece. O Wi-Fi 6 ajuda a preencher ainda mais a lacuna entre a conectividade com e sem fio.

O que Torna o Wi-Fi 6 mais Rápido?

Hoje, a maioria das residências possui muito mais dispositivos habilitados para Wi-Fi do que há cinco anos. Desde smartphones e tablets até televisões e dispositivos de Internet das Coisas (IoT), como termostatos e campainhas, praticamente tudo pode se conectar a um roteador sem fio atualmente. O Wi-Fi 6 se comunica melhor com vários dispositivos que precisam de dados simultaneamente e prioriza com mais eficiência o tráfego nesses dispositivos.

O acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA) é uma das maneiras de conseguir isso. O OFDMA trabalha subdividindo canais em subportadoras e permitindo a transmissão para vários pontos de extremidade (dispositivos) ao mesmo tempo. Um roteador Wi-Fi 6 pode enviar sinais diferentes na mesma janela de transmissão. Isso possibilita que uma única transmissão do roteador seja capaz de se comunicar com vários dispositivos, em vez de cada dispositivo ter que esperar sua vez enquanto o roteador distribui os dados pela rede.

Com uma rede Wi-Fi tradicional (acima), os dispositivos podem ter que esperar que o cliente envie ou receba dados em uma rede lotada. O OFDMA (abaixo) permite que mais dispositivos recebam dados na mesma janela de transmissão, resultando em uma comunicação mais eficiente com vários dispositivos simultaneamente.

Os conjuntos de serviços básicos sobrepostos (OBSS) são outro recurso do Wi-Fi 6 que pode ajudar a melhorar o congestionamento da rede. Nas versões mais antigas do Wi-Fi, os dispositivos que tentavam se conectar a uma rede usavam um processo de “ouvir antes de falar”, o que significava que eles tinham que “ouvir” qualquer ruído em um canal antes de transmitir.

Se houvesse algum ruído no canal, mesmo que fosse originário de uma rede distante, eles teriam que esperar até que o canal estivesse limpo antes de transmitir, a fim de evitar possíveis interferências. O OBSS permite que o ponto de acesso use uma “cor” para identificar exclusivamente a rede. Se outro tráfego for detectado no canal, mas não for da mesma cor da rede local, os dispositivos poderão ignorá-lo e continuar a transmissão. Isso pode ajudar a aumentar a confiabilidade e melhorar a latência.

Trabalhando juntos, o OFDMA e o OBSS permitem uma comunicação mais eficaz em redes lotadas. À medida que mais e mais dispositivos usam Wi-Fi, isso ajuda a preservar a velocidade e a estabilidade de nossas conexões.

Beamforming é outra tecnologia que o Wi-Fi 6 melhora para atingir velocidades mais altas. Esse método de transmissão de dados, que soa tão futurista, na verdade, é algo relativamente simples. Em vez de transmitir dados em todas as direções, o roteador detecta onde o dispositivo que está solicitando os dados está localizado e transmite um fluxo de dados mais localizado naquela direção.

Roteadores Wi-Fi padrão (esquerda) transmitem um sinal sem fio em todas as direções. O Beamforming (direita) permite um direcionamento mais direto de dispositivos específicos, resultando em velocidades de conexão potencialmente mais rápidas.

O beamforming não é uma novidade do Wi-Fi 6, mas sua eficácia foi aprimorada nesta geração.

Benefícios da Rede além da Velocidade

A velocidade é provavelmente a coisa mais importante para o usuário comum, especialmente para gamers, mas uma rede sem fio deve ser mais que isso. O Wi-Fi 6 também promete melhorias na segurança.

WPA3

O Wi-Fi Protected Access (WPA) é um protocolo de segurança Wi-Fi comum que usa senhas para criptografia. O WPA entra em ação sempre que uma senha é necessária para entrar em uma rede Wi-Fi. O WPA 2 é o padrão há muito tempo, mas isso muda com o Wi-Fi 6.

Uma das maiores melhorias é a implementação de maior segurança de senha por meio do sistema Dragonfly Key Exchange, também chamado de SAE ou Autenticação Simultânea de Equivalentes. Esse método de autenticação ajuda a dificultar a descoberta de senhas, usando um método mais sofisticado de estabelecer o handshake com a rede Wi-Fi. Essa camada adicional de segurança, juntamente com uma criptografia mais forte, significa que o Wi-Fi terá opções de segurança mais robustas do que nunca.

A camada extra de segurança é um ótimo exemplo de como o Wi-Fi 6 muda as coisas para melhor, sem afetar negativamente a experiência do usuário.

Duração da bateria e TWT

Outra inovação que foi incorporada ao Wi-Fi 6, o Target Wake Time (TWT), pode aumentar potencialmente a duração da bateria em alguns dispositivos.

Essa tecnologia permite uma comunicação mais eficiente entre o roteador e o dispositivo em relação ao momento de ativar e desativar. Ao comunicar-se efetivamente com o rádio de Wi-Fi do dispositivo e ativá-lo apenas quando precisar acordar, seu dispositivo gastará menos tempo e energia procurando um sinal sem fio.

Isso pode aprimorar a duração da bateria.

O que é Wi-Fi 6E?

Além do Wi-Fi 6, outra nova tecnologia Wi-Fi chegou recentemente: o Wi-Fi 6E.

Os dispositivos Wi-Fi anteriormente eram restritos a usar apenas as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, mas agora isso mudou. Os dispositivos habilitados para Wi-Fi 6E podem utilizar a banda de frequência de 6 GHz, que fornece 1.200 MHz de largura de banda, tornando-o ideal para enviar grandes quantidades de dados em distâncias mais curtas. Isso pode ajudar a aliviar o congestionamento de tráfego e a interferência em dispositivos suportados. Pense no Wi-Fi 6E como uma faixa nova e mais larga sendo adicionada à autoestrada Wi-Fi que anteriormente tinha apenas duas faixas, com todas as vantagens do Wi-Fi 6 incluídas.

Nem todos os dispositivos compatíveis com Wi-Fi 6 serão compatíveis com Wi-Fi 6E, portanto, verifique se o hardware que você está considerando é compatível com Wi-Fi 6E ao atualizar.

O que é Necessário para Fazer o Wi-Fi 6 Funcionar?

Veja o que você deve considerar ao mudar para o Wi-Fi 6:

  • Seu roteador suporta Wi-Fi 6? A atualização mais importante de que você precisará para aproveitar esse novo protocolo é um roteador compatível com Wi-Fi 6. A maioria dos fabricantes já oferece roteadores com capacidade Wi-Fi 6, portanto, há muitas opções para escolher.
  • Seus dispositivos são compatíveis com Wi-Fi 6? Você também precisará de dispositivos com a capacidade de usar o Wi-Fi 6. Embora o Wi-Fi 6 seja compatível com o antigo 802.11ac (Wi-Fi 5), você precisará de um dispositivo compatível com Wi-Fi 6 para aproveitar tudo o que listamos aqui. À medida que o Wi-Fi 6 se tornar cada vez mais comum nos próximos anos, os dispositivos mais novos começarão a incorporar a tecnologia, e ela se tornará o novo padrão.
  • Seu PC é compatível Wi-Fi 6? Se você tiver a última geração de CPUs Intel e uma placa-mãe compatível, muitas das peças necessárias para o funcionamento do Wi-Fi 6 já estão incluídas, tornando mais fácil do que nunca aproveitar essa nova tecnologia. Embora uma antena M.2 externa ainda seja necessária se sua placa-mãe não tiver uma, a implementação da conectividade integrada Intel® (CNVi) significa que grande parte da tecnologia que alimenta o Wi-Fi 6 já está disponível em seu sistema.

Se você está procurando uma solução Gig+ Wi-Fi 6 focada em jogos, confira esta placa Killer® Wi-Fi 6 AX1650 Wi-Fi 6 projetada em parceria com a Intel. Esses dispositivos usam canais de 160 MHz que permitem velocidades sem fio Gigabit (até 1700 Mbps) ou três vezes mais rápidas do que o Wi-Fi 5 padrão em circunstâncias ideais.

Lembre-se de que todos os dispositivos e componentes compatíveis com Wi-Fi 6 ou Wi-Fi 6E serão rotulados como tal. Portanto, procure essa designação ao considerar as atualizações.

É Hora de Atualizar seu Wi-Fi?

O Wi-Fi 6 e o Wi-Fi 6E terão um impacto considerável na maneira como interagimos com nossos dispositivos sem fio. Para velocidades mais rápidas, melhor priorização de tráfego e segurança adicional, o Wi-Fi 6 é um passo significativo na tecnologia de rede sem fio.

Quer você esteja jogando, trabalhando ou apenas fazendo uma transmissão de vídeo, vale a pena considerar um upgrade para o Wi-Fi 6.